quinta-feira, 13 de junho de 2013

A carta de despedida de D.Pedro I para seu filho D. Pedro II

O reconhecimento internacional da Independência, em decorrência dos tratados firmados com Portugal (1825) e Inglaterra (1826), assim como a perda da Província Cisplatina, que se tornou o estado independente do Uruguai, afetaram as finanças do Império e contribuíram para o desgaste político do imperador D.Pedro I.Paralelamente, com a morte de d. João VI (1826), cresciam os embates em torno da sucessão ao trono português, entre d. Pedro, herdeiro legítimo, e seu irmão d. Miguel. D. Pedro abdicou em favor de sua filha, Maria da Glória, afastando assim os temores de uma nova união entre Brasil e Portugal. Esses acontecimentos contribuíram para que d. Pedro I abdicasse ao trono brasileiro, no dia 7 de abril de 1831, partindo para Portugal. Aqui ficou seu filho Pedro de apenas cinco anos de idade como futuro imperador.

Carta de Despedida de d. Pedro I para seu filho D. Pedro II     
"Meu querido filho, e meu imperador. Muito lhe agradeço a carta que me escreveu, eu mal a pude ler porque as lágrimas eram tantas que me impediam a ver; agora que me acho, apesar de tudo, um pouco mais descansado, faço esta para lhe agradecer a sua, e para certificar-lhe que enquanto vida tiver as saudades jamais se extinguirão em meu dilacerado coração. Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem na sua educação, e conte que o mundo o há de admirar, e que me hei de encher de ufania por ter um filho digno da pátria. Eu me retiro para a Europa: assim é necessário para que o Brasil sossegue, o que Deus permita, e possa para o futuro chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz. Adeus, meu amado filho, receba a benção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver.”

D. Pedro de Alcântara
Bordo da Nau Warspite
12 de abril de 1831


25 comentários:

  1. Everardo Feitosa18/12/13 11:59 PM

    Uma carta inspirada no amor ao filho, à pátria e enaltecendo a honra. Considero-a emocionante e exemplar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a quem fez esse texto consegui fazer a tarefa :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Emocionante tenho orgulho de ser brasileiro e sei que todo sacrifício feito com amor vale a pena. Ainda o Brasil não esta como eles sonharam mas um dia chegaremos para a glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim so aquarde eu chegar eu acabarei com a corrupção de vez so aquardem.....................

      Excluir
    2. sim so aquarde eu chegar eu acabarei com a corrupção de vez so aquardem.....................

      Excluir
  5. Emocionante tenho orgulho de ser brasileiro e sei que todo sacrifício feito com amor vale a pena. Ainda o Brasil não esta como eles sonharam mas um dia chegaremos para a glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso e temporario seus corruptos os dias estão contados. uma dia quando eu chegar vo acabar com a corrupção de vez,acabarei com a baita palhaçada da globo a pedofilia de vez acabarei com esses corruptos maldita vou acabar com a manipulação, os iluminates cairam todos vão saber a vdd sbre a operação lava rato esse pais subira para as altos em breve...

      Excluir
    2. isso e temporario seus corruptos os dias estão contados. uma dia quando eu chegar vo acabar com a corrupção de vez,acabarei com a baita palhaçada da globo a pedofilia de vez acabarei com esses corruptos maldita vou acabar com a manipulação, os iluminates cairam todos vão saber a vdd sbre a operação lava rato esse pais subira para as altos em breve...

      Excluir
  6. Emocionante tenho orgulho de ser brasileiro e sei que todo sacrifício feito com amor vale a pena. Ainda o Brasil não esta como eles sonharam mas um dia chegaremos para a glória.

    ResponderExcluir
  7. Emocionante, e de muita honrar, diferente do que vemos hoje no Brasil republica.
    Mais tenho a esperança do Brasil voltar a ser o império de PI e PII, de tantas honras e valores morais que já foi um dia.

    ResponderExcluir
  8. Muito emocionante e triste. Maior tristeza ainda que Pai e Filho nunca mais se encontraram.

    ResponderExcluir
  9. Além de se despedir, o principal objetivo desta carta de D. Pedro I é?????????????????

    ResponderExcluir
  10. consegui um jogo por causa do texto

    ResponderExcluir
  11. Achei muito topeeeeeeeeee
    Super recomendo gente vão ler essa carta maravilhosa c:

    ResponderExcluir
  12. o que quer ele quis dizer com ''para que o brasil sossegue''?

    ResponderExcluir
  13. Precisamos trazer a monarquia de volta. Trazer o amor pela pátria e mudar o pais.

    ResponderExcluir
  14. excelente documento! será que nossos professores de História a conhecem?
    grato por postar!

    ResponderExcluir
  15. Onde está guardada a carta de
    D Pedro ao filho?

    ResponderExcluir
  16. Maria Lima5/9/22 5:02 AM

    Em que instituição ou museu estão guardadas as cartas de D Pedro I e de D Amélia se despedindo do filho Pedro, que ficou no Brasil?

    ResponderExcluir